LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

domingo, 20 de setembro de 2015

MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

O ensino da Biologia Celular representa um dos conteúdos que são ministrados no Ensino Fundamental II, especificamente para os 8ºs anos. Para estudá-lo, empregam-se conceitos abstratos em que são explicados a morfologia e o funcionamento de alguns tipos celulares e de suas organelas. Como não se tem microscópio, opta-se por desenhos feitos no quadro, pesquisas no livro didático, na Internet e postagens de esquemas em blog educativo.

Para que se tenha mais uma ferramenta no ensino da Biologia Celular, o CEUNES/UFES tem um projeto de extensão denominado A BIOLOGIA CELULAR NA PRÁTICA. Esse projeto é coordenado pela professora Drª Karina Carvalho Mancini e desenvolvido pelas suas monitoras, que são alunas dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

O grupo de monitoria do CEUNES/UFES esteve na EMEF Dora, dia 18/09/2015, a partir das 14h00min e ministrou um minicurso de BIOLOGIA CELULAR através da construção de modelos didáticos confeccionados de Biscuit.

Na ocasião um grupo de 15 alunos do Ensino Fundamental II da EMEF aprendeu a construir: célula procarionte, célula eucarionte, núcleo celular, além de algumas organelas celulares tais como: mitocôndrias, complexo de Golgi, cloroplasto, entre outras.

O minicurso durou aproximadamente 3 horas. A maioria dos materiais usados foi comprada pela EMEF, com o apoio de sua direção, supervisão e coordenação. Os alunos trouxeram um prato de plástico para ser usado como molde. Abaixo as fotos do minicurso.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores