LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 9 de julho de 2016

DESENVOLVIMENTO FOLIAR NO ABACAXIZEIRO

DESENVOLVIMENTO FOLIAR NO ABACAXIZEIRO

No dia 08/07 do corrente ano, os alunos do projeto Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro, estiveram na fazenda experimental do CEUNES/UFES, São Mateus, ES, Brasil, para realização de dois procedimentos básicos: a fertirrigação e a coleta de dados sobre o desenvolvimento foliar do abacaxi.

O primeiro procedimento é realizado de maneira semanal a partir da aplicação de doses experimentais de adubo contendo nitrogênio e potássio em cada tratamento pesquisado. Neste caso o procedimento da aplicação dos minerais é feito de forma manual, pelos alunos, embora o controle da distribuição do adubo com água nos diferentes tratamentos da área cultivada é realizado por gotejamento controlado de forma automática.

No segundo caso os alunos coletam os dados a cada trinta dias, aproximadamente. A primeira coleta das informações sobre o desenvolvimento de novas folhas foi realizada no dia 10/06/2016. Neste procedimento os alunos marcam com tinta branca a menor folha possível e contam quantas folhas há entre a marcação atual e a anterior. Os dados são anotados em pranchetas e arquivados no computador para posterior tratamento estatístico. Pretende-se analisar de que forma as diferentes dosagens de nutrientes estão atuando sobre o surgimento de folhas novas no abacaxizeiro. São contabilizadas com a marcação e contagem foliar, seis mudas para cada tratamento, num total de 16 tratamentos com 04 repetições distribuídas aleatoriamente na área de plantio.

Na oportunidade os alunos receberam um livro de presente das mãos do Dr. Moises Zucoloto, que é professor efetivo do curso de graduação em Agronomia e do curso de Mestrado também da engenharia agrônoma do CEUNES/UFES. O livro denominado FRUTICULTURA TROPICAL: Diversificação e consolidação têm como um dos organizadores de seus capítulos o professor Moises. O livro trás importantes informações sobre o cultivo de frutas no Espírito Santo, no Brasil e no exterior.

Destacam-se entre as frutas contidas no livro o abacaxi, a banana, a laranja, o coco anão verde, a goiaba, o mamão, o maracujá, entre outras. O livro apresenta 10 capítulos, sendo que no capítulo 6, página 93, lê-se o título Manejo da Fertirrigação em Fruticultura, Teoria e Prática, escrito pelo professor Adolfo Moura. Neste capítulo há entre outras informações os benefícios reais da aplicação da fertirrigação nas mudas frutíferas, assunto relacionado ao desenvolvimento do atual projeto de cultivo do abacaxizeiro.

Os benefícios apresentados pela fertirrigação são relacionados abaixo, copiado literal e integralmente da página 101 do capítulo 6 do livro citado. Lá se podem ler os trechos abaixo:

                Benefícios da fertirrigação;
  • Aplicação dos nutrientes de acordo com as fases fenológicas da cultura.
  • Eficiência no uso de fertilizantes solúveis para as plantas, tendo como conseqüência um maior controle no crescimento e resposta das plantas a essas aplicações.
  • A fertirrigação não danifica mecanicamente as raízes e possibilita o monitoramento da solução do solo através do pH e condutividade elétrica.
  • Redução dos custos de aplicação com mão de obra no campo, sendo que a aplicação da fertirrigação será realizada pelo mesmo trabalhador que cuida da irrigação e também da fertirrigação, e nos momentos após as aplicações dos fertilizantes também pode monitorar a solução nutritiva aplicada anteriormente.
Os alunos foram orientados a fazer inicialmente a identificação escrevendo seus nomes e a data do recebimento do livro. O capítulo que trata da fertirrigação será necessariamente induzido para que seja lido na íntegra por cada estudante do atual projeto.

Fotos seguem abaixo.

Meninos: marcação foliar

Contagem das folhas

Meninas: marcação foliar

Marcação das folhas

Painel: controle automatizado por gotejamento

Fim das atividades de campo

Fim das atividades de campo

Fim das atividades de campo

Entrega do livro pelo Dr. Moises

Entrega do livro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores