LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

domingo, 3 de julho de 2016

DOSAGENS TÉCNICAS NA CULTURA DO ABACAXIZEIRO

DOSAGENS DO ABACAXIZEIRO

No dia 01/07/2016, os alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Dora Arnizaut Silvares estiveram no laboratório do CEUNES/UFES para recebimento de mais instruções teóricas em relação ao andamento do projeto denominado: Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro.

Algum tempo antes da aula no laboratório, os alunos realizaram em campo os procedimentos de fertirrigação rotineira na cultura. Tais procedimentos são feitos semanalmente, desde a primeira semana após o plantio das mudas. Nota-se que além da participação dos alunos nas atividades práticas de fertirrigação, eles também recebem instruções metodológico-científicas com vasto referencial teórico no laboratório ou em sala de aula próxima ao laboratório.

Um dos temas abordados neste encontro presencial foi a explicação dos dados que estão sendo coletados pela Estação Meteorológica instalada no laboratório, distante cerca de 200 metros da área de plantio. Nela estão sendo observados todos os dias as médias da temperatura do ar, da direção dos ventos, da pressão atmosférica, do índice pluviométrico, da umidade relativa do ar, entre outras informações. Os alunos foram instruídos sobre a importância de se acompanhar essas informações e cruza-las com os dados sobre o desenvolvimento em campo das plantas, principalmente de como esses índices poderão afetar positivamente ou não o desenvolvimento e a produtividade das mudas.

Outro tema abordado no encontro foi o critério adotado em relação às medições dos adubos usados na fertirrigação por gotejamento automático. A atual pesquisa compreende a princípio 17 tratamentos divididos em 04 blocos de repetição. Um dos tratamentos funciona como grupo controle e não recebe nenhuma concentração de adubo. De maneira bem didática, o professor Dr. Robson usou como exemplo para explicação das diferentes dosagens de nutrientes os tratamentos T1 e o T16. Cada tratamento corresponde um total de 368 plantas.

As dosagens de nitrogênio e de potássio do atual projeto são feitas com base em referências de solo que não receberam tratamentos. Os estudos científicos apontam a média desses nutrientes em solo não tratado. Para se chegar aos tratamentos investigados neste projeto foram usados cálculos que permite distribuir as diferentes dosagens de nutrientes em diferentes parcelas no campo. Os valores de nutrientes constituem quatro doses de nitrogênio e quatro de potássio que correspondem a 40, 80, 120 e 160% da dose recomendada em literatura específica para solo sem tratamento. Todo o cálculo de aplicação das dosagens é realizado levando em conta o melhor aproveitamento de absorção das mudas via fertirrigação para certa quantidade de nutrientes. A quantidade de água usada no projeto pode ser obtida através de dois índices: a evapotranspiração e o coeficiente da cultura do abacaxi, assuntos que ainda serão detalhados posteriormente.

Foi abordada também neste encontro com os alunos a origem da uréia que é fonte do nitrogênio usado neste projeto. Embora possa ser produzida pelo nosso corpo e eliminada pela urina e suor, esse nutriente é obtido no Brasil para fins de adubação a partir do petróleo. Já o potássio tem origem em rochas minerais e boa parte é importada de outros países. Conforme a qualidade e presença de outros elementos químicos no solo, o potássio pode apresentar colorações diferentes. Os alunos visualizaram as duas possíveis colorações do potássio: uma mais branca e outra mais colorida.

Após as devidas explicações, os alunos participaram da confecção de dois tratamentos (T1 e T 16), desde o peso em gramas de cada nutriente obtido via balança de alta precisão até sua solubilidade em água. Foi usado funil com filtro para evitar que a solução ficasse heterogênia. Uma solução não homogênia de nutrientes pode entupir os tanques de fertirrigação e proporcionar atrasos desnecessários na condução da pesquisa.

Usando um termômetro foi possível obter e comparar as diferentes temperaturas obtidas de cada tratamento. Foi explicado que após o preparo em laboratório de todas as dosagens ocorrem suas aplicações em campo nas diferentes parcelas. Essas aplicações serão finalizadas somente após a colheita dos frutos. Todos os procedimentos teóricos e práticos são ministrados pelo professor Dr. Robson Bonomo e tem o acompanhamento de estudantes do curso de Agronomia do CEUNES/UFES.

A literatura científica fornece valores médios da aplicação de potássio e nitrogênio em alguns estados brasileiros. Porém, em São Mateus, ES, a atual pesquisa é o primeiro experimento que vai nessa direção: produzir dados técnicos locais para a difusão comercial da cultura do abacaxi. Os dados depois de devida análise darão subsídios padronizados dos devidos fracionamentos das concentrações médias de nutrientes por planta no cultivo do abacaxi em nosso município. Isso diminuirá notavelmente  as perdas ocasionadas por lixiviação e desperdício de água, entre outras, aumentando a eficiência da adubação.

Outros dados relativos ao experimento serão destacados em outras postagens.


Abaixo algumas fotos das atividades relatadas.

Explicação: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

Explicação: Dosagens de nutrientes

Dosagens de nutrientes

Dados sobre o cálculo das dosagens

Medição da temperatura 

Execuçao das medições das dosagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores