LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 1 de julho de 2016

REDAÇÃO DE SUELLEN

O Sistema Circulatório é um dos grandes responsáveis pela circulação do sangue em nosso corpo. Ele é formado basicamente por vasos sanguíneos, sangue e seu principal órgão: o coração.

Apesar de ser muito importante para o funcionamento desse sistema, o coração não pode atuar sem o auxílio dos vasos sanguíneos. Os vasos são os principais condutores do sangue bombeado pelo coração para todas as partes do corpo. Os principais vasos são as veias e a artérias, mas existem também as arteríolas, as vênulas e os capilares sangüíneos. As veias tendem a ser mais superficiais e possuem válvulas para evitar o refluxo do sangue. Já as artérias são possuem válvulas e são mais espessas quando comparadas com as veias.

No sangue há células que são produzidas na medula óssea. Podem-se destacar os leucócitos, células responsáveis pela defesa do corpo e as hemácias, que transportam os nutrientes absorvidos pelo corpo e transportam também o oxigênio. As plaquetas são consideradas fragmentos celulares e auxiliam no processo da coagulação sanguínea. Nesse complexo processo químico, ocorre a reconstituição dos vasos lesionados.

Todo o sangue humano é bombeado pelo coração através de dois movimentos básicos: a sístole e a diástole. Ambos constituem os batimentos cardíacos. Na sístole ocorre a contração do coração e na diástole ocorre sua dilatação. O coração tem a forma de um punho fechado, localiza-se entre os dois pulmões e é levemente inclinado para o lado esquerdo. Possui um músculo denominado miocárdio que facilita os batimentos cardíacos sendo que sua parte superior é formada por dois átrios e a sua parte inferior por dois ventrículos.

Para manter o bom funcionamento do coração é necessário consultar periodicamente o cardiologista, pois este órgão possui partes importantes que devem ser cuidadas, como suas membranas de proteção denominadas respectivamente endocárdio e pericárdio.

Outro especialista que também deve ser consultado regularmente é o hematologista que pode ajudar a prevenir e/ou diagnosticar doenças relacionadas ao sangue, tais como a anemia e leucemia, dentre outras.


Aluna: Suellen Costa
Série: 8º A
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES, Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores