LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sistema Imunológico do corpo humano

GLÓBULOS BRANCOS: MATAR OU MORRER

Os glóbulos brancos são os heróis que defendem o seu corpo. Eles lutam até a morte para repelir as invasões de micróbios.

Quando micróbios invadem o seu corpo, entram em ação os glóbulos brancos, células especializadas na defesa do organismo que circulam no seu sangue. Os macrófagos e os neutrófilos (dois tipos de glóbulos brancos) eliminam a maior parte dos invasores, engolindo-os num processo chamado fagocitose. Já os linfócitos (células T) agem como a artilharia. Bombardeiam o inimigo, de longe. Quando identificam uma proteína estranha – o antígeno do invasor –, outro tipo de linfócito (células B) libera anticorpos, fabricados para matar ou imobilizar um microorganismo específico. O pus é formado pelos “cadáveres” da batalha – os glóbulos brancos que morreram para defender você, misturados com micróbios invasores mortos.

Quando a luta é muito feroz, os macrófagos liberam substâncias que estimulam a região do cérebro encarregada da temperatura do corpo, causando a febre. É uma espécie de alerta vermelho para que o organismo mobilize todos os recursos contra a agressão. Por mais difícil que seja o combate, o seu sistema imunológico não se rende jamais.

 1. ALERTA GERAL
A invasão de micróbios causadores de doenças chama a atenção dos macrófagos, que acionam o alarme, produzindo substâncias químicas chamadas citocinas. Elas convocam para a batalha os glóbulos brancos mais próximos.

2. LINHA DE FRENTE
Os primeiros a atravessar a parede dos capilares e entrar no tecido lesado são os neutrófilos. Em grande número, sua resposta é rápida. Eles engolem o inimigo num processo chamado fagocitose.

3. REFORÇOS
Os macrófagos também engolem e trituram os inimigos – além das células de defesa que morreram na luta. Enquanto atacam, trocam informações com as células T auxiliares (ou linfócitos T) sobre a constituição do invasor.

4. CONTRA-ESPIONAGEM
As células T abastecem os arquivos de memória das células B com informações preciosas. Elas identificam uma molécula especial do micróbio invasor, chamada antígeno. Com essa informação, criam a arma mais adequada para combatê-lo, os anticorpos, produzidos à razão de 2 000 por segundo.

5. GUERRA ESPECIALIZADA
Os anticorpos imobilizam o micróbio invasor, que é logo em seguida destruído por um macrófago. Mesmo depois que a batalha termina, todas as informações ficam armazenadas. Quando o inimigo já catalogado tentar nova invasão, a resposta do sistema imunológico será rápida e fulminante.

6. FAXINA
As células danificadas pelo intruso recebem uma substância tóxica destruidora, lançada por um tipo de célula T, a citotóxica natural.
  
Quem sabe é super
Em certos casos, o sistema imunológico se engana e produz anticorpos que atacam órgãos do próprio corpo, como se fossem intrusos. São as doenças auto-imunes. Uma delas é o hipotireoidismo de Hashimoto, em que a tireóide é inutilizada total ou parcialmente.


A matéria completa pode ser acessada pelo link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores