PREZADOS: com os pôsteres abaixo, encerro as publicações de Maio/2012. Se tudo correr bem, volto a partir de Junho. Abraços, Neemias.
ALUNA: GABRIELA NATALE
SERIE: 8º ANO B / MATUTINO
ESCOLA: DORA ARNIZAULT SILVARES.
SÃO MATEUS/ES.
O SISTEMA ENDÓCRINO:
Sistema Endócrino é formado por glândulas que produzem hormônios. Ele é responsável pelo crescimento, controle emocional, reprodução, controle da pressão arterial, entre outras funções orgânicas. Existe um médico especializado só nessa área que é o Endocrinologista. As principais glândulas do sistema Endócrino são: Hipófise, Tireóide, Paratireóide, Suprarrenais, Pâncreas, Testículo e Ovário. A Hipófise atua no crescimento, estimula as glândulas mamarias a ovulação, age sobre a tireóide, regula a pressão arterial. E, além disso, tem outras funções no corpo, por isso é denominada a ‘glândula mestra’. A Tireóide se localiza no pescoço e tem mais ou menos 3 cm . Produz os hormônios: tiroxina (consumo de oxigênio, produção de proteínas), tiidotironina (ajuda a regular a digestão), calcitonina (atua no equilíbrio do cálcio). Quando a Tireóide está desregulada pode levar ao Hipertireoidismo (excesso da produção de tiroxina) e o Hipotireoidismo (baixa produção de tiroxina). A Paratireóide se localiza apos a Tireóide e seu principal hormônio é o paratormônio que regula a concentração de cálcio no sangue. As suprarrenais ficam acima dos rins e produz a cortisona, um antinflamatório natural. Além da cortisona, produz também a adrenalina, numa situação de medo, susto ou raiva . O pâncreas se localiza no abdômen e produz insulina, entre outras substâncias. A insulina ajuda a regular a concentração de glicose no sangue. Quando a produção de insulina esta baixa ela não da conta de agir sobre toda a glicose sanguínea o que pode provocar certo acúmulo de açúcar no sangue, originando a Diabetes. As gônadas sexuais são os ovários e os testículos. Os testículos produzem a testosterona responsável pelo desenvolvimento das características sexuais do homem como o engrossamento da voz, crescimento dos pelos, entre outras. Já os ovários produzem a progesterona e o estrogênio (definição da cintura, crescimento de pelos ...).
ALUNA: KAROLINE PESSOA DA CRUZ.
SERIE: 7º ANO C / MATUTINO
ESCOLA: DORA ARNIZAULT SILVARES.
SÃO MATEUS/ES.
ALGUNS INVERTEBRADOS:
Nematodeos são vermes invertebrados de corpo cilindrico, vivem na terra ou no mar. Alguns exemplos de nematodeos são o OXIURO e a LOMBRIGA. Esse seres são dióicos. Os Platelmintos são vermes invertebrados que possuem o corpo achatado de uma maneira geral. Temos como exemplo a PLANÁRIA, a TÊNIA e o ESQUITOSSOMO. A planária é hemafrodita, ou seja, possui no mesmo corpo os sistemas reprodutores masculino e feminino. A Tênia pode ser dividida em dois gupos: Taênia saginata (infecta a carne de boi) e Taênia solium (infecta a carne de porco).
ALUNO: JULIO SCARDINI.
SERIE: 7º ANO C / MATUTINO
ESCOLA: DORA ARNIZAULT SILVARES.
SÃO MATEUS/ES
Platelmintos-São invertebrados que possuem o corpo achatado e alguns possuem os dois sistemas reprodutores no mesmo corpo como a Planária. Além dela, outros exemplos de platelmintos são os Esquistossomos e as Tênias. As Tênias, assim como as Planárias, também são hermafroditas, mas nessas últimas ocorre a fecundação cruzada enquanto nas outras ocorre à autofecundação.
Nematódeos-são vermes invertebrados do corpo cilíndrico. Alguns exemplos deles são os oxiúros e as lombrigas que podem viver no intestino humano, portanto são seres parasitas. Os nematódeos apresentam duas formas sexuais o macho e a fêmea da espécie; por isso se diz que eles apresentam DIMORFISMO SEXUAL.
ALUNA: PEDRINA GABRIELA.
SERIE: 7º ANO B / MATUTINO.
ESCOLA: DORA ARNIZAULT SILVARES.
SÃO MATEUS/ES.
Nematodeos.
São vermes invertebrados de corpo cilíndrico, com dois tipos de exemplos mais comuns: a lombriga e o oxiúro. Algumas características dos nematódeos: dimorfismo sexual e o fato de serem animais dióicos.
Platemintos.
São vermes invertebrados que possuem o corpo achatado. Alguns exemplos são: a planaria, a tênia e o esquitossoma. As planarias são hermafroditas (sistema reprodutor masculino e feminino). Sua fecundação é cruzada e possuem grande capacidade de regeneração, ou seja, capacidade de reconstruir partes perdidas do corpo. A tênia, ou também solitária, também é hermafrodita. Nela ocorre a autofecundação e existem dois tipos: Taenia solium (porco) e a Taenia saginata (boi).