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O FILHOTE

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ENTREVISTA : DE PROFESSOR PARA PROFESSOR

Abaixo, uma pequena entrevista  concedida ao Sr. Levi. Ele atua como professor e atualmente é aluno do Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR VIRTUAL - Unidade de Linhares, ES. A entrevista faz parte de um dos trabalhos do curso e foi concedida em 22/04/2012. As perguntas do entrevistador estão em preto e minhas respostas seguem em vermelho.

Por: Neemias Alvarenga.

-Como você realiza seu trabalho em sala de aula? (utiliza livro didático, utiliza recursos tecnológicos, apostilas, metodologias....)
Na sala de aula utilizo o quadro, pincel, apagador e voz. Faço uso também de um microfone modelo TSI-1210 com amplificador e algumas vezes utilizo uma máquina digital. Raramente uso o laboratório de informática (LIED), pois a conexão com a Rede Mundial de Computadores (Internet) do laboratório é lenta e os computadores são em pequeno número, sendo que alguns estão desatualizados. Não uso livro didático, nem apostila. Cada aula que corresponde a um período de 50 minutos tem inicio, meio e fim. Elas são preparadas com auxílio de pesquisas que faço em casa na Internet. Quase todos os dias discuto na sala temas e conceitos novos, mas que tem ligação direta com os conceitos e temas da aula anterior. Toda aula é numerada em seqüência do menor para o maior número na forma de esquemas que faço. Passo os esquemas no quadro, dou um tempo para os alunos copiarem e após inicio as explicações. Os alunos ouvem e anotam as principais questões da explicação no caderno. No momento das explicações dos conteúdos temáticos, os alunos podem tirar dúvidas. Terminado cada conteúdo temático, passo variadas atividades de revisão e corrijo-as todas.  Raramente o que discuto em uma aula fica pendente para a aula seguinte. As Escolas Públicas Municipais nas quais trabalho não oferecem estrutura tecnológica que considero adequado ao trabalho do professor em sala de aula. Deveria existir em cada sala de aula pelo menos um quadro digital, um aparelho de data-show ligado a um computador em Rede, além de programas ligados aos conteúdos de cada disciplina. Essas Escolas também não contam com laboratórios de ciências. Em períodos que antecedem a aplicação de provas, faço a postagem de aulas de revisão dos conteúdos de prova utilizando o meu blog pessoal. Essas aulas são preparadas no programa PowerPoint. Posto também no blog alguns assuntos relacionados aos temas discutidos em sala de aula, bem como alguns vídeos , fotos, texto em Word, texto em pdf, produções dos alunos, entre outras postagens. Infelizmente, nem todos os alunos conseguem ter acesso ao blog por diversos motivos, sendo um deles, o fato de que as escolas não dispõem de Internet na sala de aula.

- Seu método de trabalho se aproxima mais do tradicional ou do histórico critico?
Se o conceito tradicional é aplicado ao professor que conhece bem sua disciplina, sabe transmitir com clareza seus conhecimentos, tem o controle da turma e sabe direcionar o processo de ensino e aprendizagem, então estou mais para o método tradicional. Modelos pedagógicos que se dizem históricos críticos muitas vezes adotam metodologias que tem um viés mais ideológico do que técnico. Mas entendo que para cada situação encontrada na sala o professor deve aplicar metodologias adequadas. Assim, considero que ele deve conhecer os teóricos da educação bem como os vários métodos e modelos pedagógicos de ensino/aprendizagem que há e na medida do possível, adaptar esses modelos de acordo com a realidade e contexto em que trabalha.

- Em sua opinião, qual a função da escola?
Em primeiro lugar a Escola deve estar se preparando continuamente para ENSINAR. Para isso, cada professor deve ser especialista na sua área de conhecimento e precisa sempre estar em formação continuada. Além disso, a escola deve possuir um ambiente que estimule o desenvolvimento de todo o potencial cognitivo dos (as) alunos (as)

 A equipe pedagógica da escola também deve estar em constante aprimoramento. O Gestor/Diretor (a) deve ter perfil técnico para ocupar o cargo e se possível, ter experiência prática de sala de aula. Escola que não ensina, não cumpre seu papel básico. O respeito, a fraternidade e a compreensão são atributos que devem ser cultivados pelas pessoas que desempenham funções na escola. A escola que pretende cumprir seus objetivos e metas deve traçar no início de cada ano um conjunto de ações para serem desenvolvidas ao longo dos trimestres. Essas ações devem ser elaboradas pela equipe pedagógica da escola com a contribuição de todos os professores e demais funcionários. Esse conjunto de ações deve possuir: objetivos, metodologias, planilha de recursos financeiros e cronograma, entre outros tópicos. As ações devem ser elaboradas no início do ano letivo, aplicadas no decorrer dos trimestres e reavaliadas quando forem finalizadas, a fim de se ponderar sobre o que deu de certo e o que precisa ser melhorado.

Por outro lado, a participação da família na escola é de extrema importância. O ensinamento dos primeiros valores morais aos alunos deve vir como exemplo de casa e cabe aos pais essa tarefa. A família também deve acompanhar o progresso intelectual dos filhos. Na escola, o aluno deve ser estimulado a aperfeiçoar condutas morais aprendidos em casa através dos exemplos de todos os profissionais que atuam nela, inclusive observando a conduta do professor (a). A família deve colaborar e interagir com a escola e deve ser uma parceira dos professores.

- Você acha que as mudanças econômicas e culturais existentes na
sociedade, modificaram o papel da escola?
Em todo o planeta a sociedade civilizada é dinâmica e, portanto, está em pleno processo de mudança. Mas o papel principal da Escola desde os primórdios até o fim, foi e será sempre o de ENSINAR. E deve fazer isso com clareza e eficiência. As mudanças econômicas positivas podem ajudar a favorecer, por exemplo, o uso de recursos tecnológicos que venham ser empregados no processo de ensino-aprendizagem. O Brasil, nesse quesito, está alguns anos em atraso em relação aos paises de primeiro mundo. Embora haja alguns projetos pontuais, vivemos defasados em relação aos investimentos que são necessários para viabilizar uma educação de qualidade para todas as escolas públicas nas diferentes regiões e municípios do Brasil. A aplicação séria de recursos e investimentos em Tecnologias Educativas poderia ajudar o Brasil a dar um salto de qualidade na Educação.

Em relação às questões culturais há um elo muito grande entre elas e as questões políticas no Brasil. Assim sendo, a nossa herança cultural em termos educacionais são ruins. Só para ficar em apenas um exemplo, sabemos que na maioria dos municípios brasileiros, os cargos daqueles que têm a incumbência de responder tecnicamente pela condução da gestão educacional nos municípios, ou melhor, dizendo, os cargos dos secretários municipais de educação são ocupados por pessoas ligadas aos partidos. O indivíduo ocupante do cargo geralmente é político em vez de técnico. E assim, a cultura educacional brasileira recebe uma grande influência das questões políticas partidárias e isso, junto com outras questões, tem contribuído para o atraso educacional em nosso país. Outra questão cultural que precisa ser passado a limpo em nosso país e que afeta diretamente o processo educativo no Brasil é a corrupção que está ligada principalmente à impunidade. Enquanto observam-se mudanças nas questões econômicas no Brasil principalmente na última década, as políticas/culturais parecem estar estáticas desde a época da chegada dos portugueses em 1500.

- Essas mudanças trouxeram impactos positivos ou negativos na forma de realização do seu trabalho?
A principal mudança econômica no Brasil nos últimos anos foi o controle da inflação que não só me beneficiou individualmente, mas toda a sociedade brasileira. Hoje consigo pagar mensalmente uma banda de Internet que me possibilita, por exemplo, navegar e preparar aulas com conteúdos mais atualizados. Consigo manter um blog que é utilizado como ferramenta pedagógica de construção e compartilhamento de conhecimento. Pretendo no futuro ter um equipamento eletrônico que possa transportar todos os dias para a sala de aula que venha ter ao mesmo tempo a função de computador e data-show, que seja leve, pequeno e fácil de transportar. Espero que no futuro todos os pais de meus alunos tenham condição financeira de manter em casa o serviço básico de Internet banda larga e possam adquirir um computador e impressora com boas configurações para que seus filhos possam ter a possibilidade de acessar o serviço on-line e usá-lo entre outras coisas, como ferramenta de auxílio aos estudos.

Sobre as questões culturais, penso que respondi no último parágrafo da questão anterior.

Entrevistado: Neemias Alvarenga de Souza.
Idade: 42 anos
Profissão: Professor de Ciências em duas Escolas Públicas Municipais de São Mateus, ES.

Entrevistador: Levi de Oliveira
Idade: 52 anos
Profissão: Professor de cursos Técnicos em Linhares, ES.

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