LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

segunda-feira, 14 de maio de 2012

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM DESTAQUE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GANHA DESTAQUE EM UNIVERSIDADES DE PESO DOS EUA

A Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) firmaram parceria para oferecer versões online de seus cursos presenciais. Embora rivais, as instituições acadêmicas dos Estados Unidos estão se associando em uma iniciativa chamada EDX. Há cinco meses, a MIT apresentou o MITx, seu sistema de ensino a distância que permite que os estudantes obtenham certificados finalizando trabalhos do curso a distância.

As instituições reservaram 30 milhões de dólares para o projeto, que será supervisionado por um grupo sem fins lucrativos sediado em Cambridge. O presidente da EDX será Anant Agarwal, que liderou o desenvolvimento do MITx e dirigiu o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT. O grupo planeja firmar parceria com outras universidades e oferecer os cursos a partir de setembro deste ano.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Frederic Litto, a parceria entre as instituições é uma clara demonstração de que a educação a distância é uma forma de levar conhecimentos avançados para amplas partes da população, tanto para os Estados Unidos quanto para outros países em diversos continentes. Para Litto, as instituições se complementam no ensino, pois Harvard é mais forte na área de ciências sociais, enquanto o Instituto de Tecnologia de Massachusetts é mais forte nas ciências exatas. No entanto, ele afirma que qualquer matéria, essencialmente teórica, pode ser ensinada a distância.

Quanto à certificação, ele acredita que no mundo de universidades há uma ordem baseada em excelência de ensino e pesquisa, o que faz com que certas instituições possuam mais prestígio que outras. Segundo ele, as universidades brasileiras devem reconhecer as universidades americanas, a fim de que também sejam reconhecidas. Ele aconselha o aluno a não procurar a universidade mais fácil ou mais perto da sua casa e, sim, procurar por aquela que vai dar mais valor para currículo.

Fonte:

Um comentário:

  1. Embora seja criticado por alguns, esta modalidade de ensino está cada vez mais crescente, é e a que está possibilitando aqueles que não dispõem de muito tempo para frequentar o curso presencial, a ter acesso ao conhecimento.

    ResponderExcluir

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores