Serie: 7°C
Escola: EMEF Dora A. Silvares/ matutino.
Redação
O comensalismo ocorre quando entre espécies diferentes só um obtém vantagem. Ex: peixe rêmora e o tubarão. No mutualismo as espécies se relacionam e ambas obtém vantagem. Ex: crocodilo e pássaro palito. O predatismo é a relação presa e predador.
Os desmatamentos podem ser provocados por queimadas e retirada da madeira das florestas. A caça e pesca predatória ocorre quando a velocidade de retirada das espécies dos biomas é maior que a reprodução desses seres.
O uso de pesticidas no combate às pragas das lavouras esta trazendo conseqüências como poluição do solo, da água e dos alimentos. Alguns pesticidas usados no Brasil são: o DDT, o BHC, o Malathion e o Lindade.
A introdução de espécies exótica refere-se à entrada de seres vivos onde eles não ocorrem naturalmente. Ex: piranhas no Rio São Mateus, ES.
Os Reinos atuais são: Reino Bacteria, Reino Arqueobacteria, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Vegetal e Reino Animal.
As células eucariotas são aquelas que têm membrana nuclear como, por exemplo, as células da maioria dos animais e vegetais. Já as células procariotas não têm membrana nuclear, como ocorrem com muitas bactérias.
A descoberta celular foi em 1665 por Robert Hoock. O corpo humano tem aproximadamente 165 trilhões de células. Os seres unicelulares são formados por uma única célula e os seres pluricelulares são formados por varias células.
.
As cadeias alimentares podem ser aquáticas e terrestres e os fungos e bactérias aparecem no final de uma cadeia alimentar e decompõem os animais mortos. Os seres carnívoros se alimentam de outros animais. Os seres onívoros se alimentam tanto de vegetal como de outros seres vivos e os seres herbívoros só se alimentam de vegetais. Finalizando a teia alimentar é o conjunto de varias cadeias alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário