LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sexta-feira, 4 de julho de 2014

PETROBRÁS NA ESCOLA

Abaixo, o trabalho escrito e fotos de projeto realizado na Escola.
Neemias.
ESCOLA: EMEF JOÃO PINTO BANDEIRA
 PETROBRÁS NA ESCOLA: PERFURAÇÃO TERRESTRE DE POÇOS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS                              JULHO: 2014
 PROFESSORES ENVOLVIDOS: todos os professores da EJA- Noturno.
APOIO: Direção, Supervisão, Coordenação e Intérpretes.

INTRODUÇÃO
Poço de petróleo é o termo usado para qualquer perfuração na superfície terrestre utilizada para produzir petróleo ou gás natural que vise à segurança e a produtividade do poço. Perfurar um poço consiste na execução de várias atividades necessárias para atravessar as formações geológicas que formam a parte superficial da Crosta Terrestre. Para tal atividade são usadas as sondas de perfuração, equipamento muito complexo e de grandes variedades de tipos.

O processo de exploração e produção de petróleo compreende as etapas da pesquisa, perfuração e produção. Na etapa da pesquisa é realizada a sísmica, que consiste na primeira fase da busca por petróleo, que aponta as regiões de alta probabilidade de ocorrência de hidrocarbonetos através de pesquisas geológicas e geofísicas, selecionando uma região para ser perfurada. Em seguida passa-se à etapa da perfuração que confirma ou não a existência de petróleo. Havendo sucesso, inicia-se a terceira etapa que consiste no desenvolvimento do poço.
O petróleo provavelmente se formou dos restos de minúsculas plantas e animais (plâncton) que morreram nos mares antigos entre 10 e 600 milhões de anos atrás. A tarefa de encontrar petróleo é designada aos geólogos, empregados diretamente por uma companhia petrolífera ou sob contrato de uma empresa privada.
 Na década de 1970 foram descobertos vários campos de exploração de Petróleo em São Mateus e na década de 1980, essas descobertas foram ampliadas. Na região de Campo Grande em 2000, foi construído o Terminal Norte Capixaba (TNC), responsável pelo escoamento de toda a produção da região.

Uma perfuração compreende as seguintes etapas: Preparação do terreno, montagem de equipamentos, perfuração de rochas através de brocas, revestimento, aplicação de fluidos, cimentação, complementação, produção e abandono do poço. Uma equipe de trabalho compreende muitas pessoas com especialidades distintas. Alguns representantes de uma equipe são citados a seguir: Superintendente de sonda; Supervisor de Perfuração, Engenheiro de produção, Encarregado de sonda, Sondador, Torrista, Plataformista e os Homens de área. 

OBJETIVO GERAL
Apresentar aos alunos uma das atividades relacionadas à extração de petróleo em terra.

Objetivos Específicos
  • Compartilhar com os alunos informações sobre a perfuração de poços;
  • Despertar o interesse dos alunos para a área do petróleo;
  • Incentivar os alunos a procura por qualificação técnica;
  • Informar aos alunos a possibilidade de conseguir um emprego na Petrobras ou em uma de suas empreiteiras.
JUSTIFICATIVA
A Petrobras esta presente no município de São Mateus, ES, há mais de 4 (quatro) décadas. A empresa é um espaço que pode empregar mão de obra local, desde que haja qualificação humana na região. O atual projeto tem como foco permitir que os alunos conheçam uma das possibilidades profissionais que a empresa oferta no município. O jovem deve ser incentivado na procura por qualificação técnica. A qualificação é essencial para que se possa pleitear uma vaga de emprego na própria empresa ou em um de suas empreiteiras. Assim, o atual projeto pretende apresentar aos alunos algumas das principais etapas relacionadas à perfuração de um poço para extração de petróleo.

METODOLOGIA
 Público alvo: alunos do noturno – 5ºs, 7ºS e 8ºs anos/ EJA - noturno.
Data: 01/07/2014
Local: Laboratório de Informática da EMEF João Pinto Bandeira
Previsão do evento: aproximadamente 1 hora
 Etapas
a)      Palestra com o tema: PERFURAÇÃO DE POÇOS TERRESTRES.
Palestrante: Gabriela Martinelli – Técnica em Perfuração de poços da Petrobrás.
  • Tempo estimado: 40 minutos.
b)      Exposição visual de materiais de perfuração:
  • Expositor: Renildo – Sondador.
  • Tempo: 3 minutos
c)      Exposição de fotos em power-point:
  • Expositor: Renildo
  • Tempo: 2 minutos
d)      Exposição de vídeos:
  • Tempo: 5 minutos.
e) Encerramento: 10 minutos
* Perguntas dos alunos ao palestrante e expositor.
 Bibliografia:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores