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O FILHOTE

domingo, 20 de julho de 2014

PROJETO: MANHÃ DOS CHÁS

Prezados: abaixo segue o projeto realizado no dia 19/07 na EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES. Os verbos usados no texto escrito estão no passado, uma vez que escrita do projeto se deu hoje, dia 20/07, um dia após a culminância do mesmo. Seguem também algumas fotos feitas no dia da apresentação do trabalho.
Neemias.


EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES

MANHÃ DOS CHÁS: ERVAS QUE PODEM AJUDAR NA TERAPEUTICA DE ALGUMAS DOENÇAS.

 PROFESSORES ENVOLVIDOS: Professor de Ciências, Professora de Geografia e Professoras de Língua Portuguesa da Escola.

APOIO: Direção, Supervisão, Coordenação.

INTRODUÇÃO
 O uso de plantas com propriedades terapêuticas é uma atividade que vem de geração a geração preservando essa tradição milenar (CORREA JUNIOR, 1991).

As plantas medicinais correspondem às mais antigas “armas” empregadas pelo homem no tratamento, prevenção e/ou cura de doenças. A fitoterapia é encarada como opção na busca de soluções terapêuticas, utilizada principalmente pela população de baixa renda, já que se trata de uma alternativa eficiente, barata e culturalmente difundida.

Atualmente conceitos naturais e ecológicos têm sido retomados com ênfase em nossa sociedade, abrangendo até algumas áreas do conhecimento científico. O uso de plantas para fins medicinais tem sido renovado. O interesse pelo conhecimento das características das drogas presentes nas ervas, incluindo sua morfologia, composição química, propriedades farmacológicas estão tomando corpo nas Universidades e Institutos de pesquisa.
A Resolução Federal RDC N.º10, de 09 de março de 2012, estabeleceu uma lista de espécies medicinais que podem ser usadas como produtos naturais. Essa resolução tem a chancela da Agência Nacional Sanitária (ANVISA) o que tem contribuído para o estabelecimento de diretrizes para a produção de ervas medicinais, respaldando a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos estabelecida anteriormente a resolução.

É importante ressaltar que as plantas usadas com fins terapêuticos devem atender a todos os critérios de eficácia, segurança e qualidade. Devem-se conhecer suas propriedades terapêuticas em sua composição química, uma vez que é comum a confusão entre espécies diferentes conhecidas pelo mesmo nome popular. É consenso que o uso indiscriminado de plantas in natura ou de seus derivados pode trazer sérios danos à saúde, por conta da presença de princípios tóxicos. Por isso é importante conhecer bem as ervas e aprender e prepara-las de maneira correta, antes de usá-las para fins terapêuticos.


OBJETIVO GERAL
 Fomentou entre os alunos a compreensão de que pode haver melhoria nas condições de saúde e do estado nutricional com pouco investimento financeiro.

Objetivos Específicos
 Divulgou para a comunidade e interessados informações técnicas sobre algumas ervas medicinais;
 Incentivou aos alunos o plantio de algumas ervas medicinais em suas próprias casas;
 Desenvolveu nos alunos e comunidade o hábito saudável de fazer uso de chás naturais no dia a dia;
 Ofertou a degustação de diferentes qualidades de chás.


JUSTIFICATIVA
 As plantas medicinais vêm sendo incorporadas em programas de saúde, como por exemplo, no SUS (Sistema Único de Saúde). A Pastoral da Saúde da Igreja Católica produz uma série de medicamentos a partir do uso terapêutico de ervas. O atual projeto colaborou para melhorar a relação entre a Escola pública e a comunidade pois contribui na divulgação de conhecimentos e hábitos saudáveis, de baixo custo que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.


METODOLOGIA
 Público alvo: alunos do turno matutino das séries 7ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental.
Data de culminância do projeto: 19/07/2014.
Local: Ginásio coberto da Escola EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES de São Mateus, ES, Brasil.
Previsão do evento: aproximadamente 3 horas.

Etapas da Metodologia:
Os alunos dos 7ºs e 8ºs anos foram divididos em  grupos. Cada grupo pesquisou sobre algumas ervas terapêuticas conforme estabelecido abaixo: ERVA DOCE, GENGIBRE, ALFAZEMA, CRAVO, CANELA, MANJERICÃO, CAPIM SANTO, HORTELÃ, CIDREIRA e CAMOMILA,
A pesquisa bibliográfica compreendeu os seguintes tópicos:
a) Valor nutricional da erva;
b) Para que ela serve;
c) Como preparar o chá;
d) Origem da erva;
e) Cultivo da erva.

Cada grupo de cada série produziu entre 10 e 20 folders, totalizando aproximadamente 300 unidades.  No dia 19/07/2014, os alunos trouxeram garrafas contendo as ervas, além de açúcar, adoçante, colher descartável, copinhos descartáveis, toalhas de mesa e sacolas de lixo, além de biscoitos, bolachas e torradas. Foi montado um stand para que a comunidade pudesse provar os diferentes sabores dos chás. Na ocasião foram distribuídos folders com explicações relevantes de cada erva. No momento da entrega do folder e degustação dos chás, os alunos explicavam alguns tópicos sobre as ervas em questão.

OBSERVAÇÃO: o Folder foi confeccionado pelos alunos e o texto foi corrigido pelas professoras de Língua Portuguesa, com apoio do professor de ciências e geografia.


REFERÊNCIAS:
 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução - RDC n.10, de 9 de março de 2010. Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dá outras providências. 

     Barbosa MA, Fonseca APM, Bachion MM, Souza JT, Faria RM, Oliveira LMAC et al.
Terapias alternativas de saúde x alopatia: tendências entre acadêmicos de medicina. Revista Eletrônica de Enfermagem [serial on line]. 2001 [cited 2006 nov 03]; 3(2) Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/revista3_2/terapias.html


  CORRÊA JUNIOR, C., LIN, C.M., SCHEFFER, M.C. SOB, Informa, p. 9, 23, 1991.

  Matos FJA. O formulário fitoterápico do professor Dias da Rocha: informações sobre oemprego na medicina caseira, de plantas do Nordeste, especialmente no Ceará. 2ª ed.Fortaleza: EUFC; 1997. 219p.


  Pinto EPP, Amorozo MCM, Furlan A. Conhecimento popular sobre plantas medicinais
em comunidades rurais de mata atlântica – Itacaré, BA, Brasil. Acta Bot. Bras. 2006.20(4): 751-762.

FOTOS:



                    














8 comentários:

  1. O projeto foi muito legal e nós aprendemos várias coisas como a origem e o cultivo das ervas.
    Giovanna= trouxe o chá;
    Jaqueline= trouxe o adoçante;
    Ernany= deu os copos;
    Erick= fez o folder;
    Karoline= Imprimiu os folderes e deu a garrrafa.
    As que vieram foram:Jaqueline,Giovanna e Karoline.
    Os que não vieram: Erick,Vinicius e Ernany.
    Vinicius não ajudou em nada e nem veio.
    A maioria das pessoas tomaram nosso chá, gostaram, e sobrou só um pouco.
    Nós lemos para as pessoas e explicamos sobre nosso chá.
    7 ano A.

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  2. Relatório Manhã dos chás Dafny (eu) e Henderson fizemos a maioria das coisas.Ele ajudou fazendo os folders eu levei o chá.Bruna Gabriela ajudou a servir o chá e entregarmos os folders .Nós explicamos um pouco sobre a ERVA CIDREIRA .Lorena,Jorge Lucas e Eduardo não foram e não ajudaram em nada.

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  3. O G5 é composto pelos seguintes alunos :Eloá,Jandira,Rodrigo,Fabricio e Lucas dos Reis.
    Eloa: colaborou fazendo e imprimindo os folders,levou uma garrafa de chá,e ajudou a explicar.
    Jandira: não pode comparecer no dia por compromissos na igreja mas colaborou mandando a garrafa de chá.
    Rodrigo: veio no dia e trouxe adoçante, açúcar e a toalha de mesa. Ele ficou um pouco ajudando a explicar e a servir.

    Fabrício: Trouxe os poucos mas foi embora.
    Lucas Dos Reis: Não colaborou em nada e nem compareceu no dia, só enviou o texto.
    Série: 8º ano A.
    Turno: Matutino.

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  4. 8ano 'A' Relatório do líder:Projeto Manhã dos Chás
    Os componentes do grupo colaboraram com o dinheiro para os foldens.Thaís não trouxe o combinado(as colheres)e nem compareceram no dia.
    O grupo aprendeu como utilizar e para o que serve os tipos de ervas que foram estudadas.
    Componentes do grupo:Ana Alzira Carreiro Gomes,Mateus Santos Costa,Adailton nascimento,Thaís vilas boas e Amanda da silva.

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  5. Todos colaboraram, menos o Lucas Itajahy. Ele teve que viajar. A Larissa deu o dinheiro e colaborou mas não veio por que estava viajando a Ketny não ficou muito no stand. Mas aprendemos que o gengibre é muito bom para a gripe e inflamação na garganta.

    Componentes:

    Petersohn
    Ketny
    Davi
    Lucas Itajahy
    Larissa Andrade
    Brunno

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  6. CHÁ DE HORTELÃ

    CONTRIBUIÇÕES:
    -Gerllyane: adoçante e o dinheiro.

    -Hiandra: biscoito e o dinheiro.

    -Isabella: a garrafa,o chá,dinheiro,copos e colheres.

    -Jornam: imprimiu os folders.

    -Mariana: açúcar,toalha e o dinheiro.

    -Rochelya: copos,colheres e dinheiro

    Aprendemos informações necessárias como:para que serve o chá,que benefícios ele oferece para nos e nosso corpo,sua origem,seu valor nutricional,a maneira correta de se preparar o chá e como podemos cultiva-la em nossas casa.
    Somente 4 pessoas compareceram no dia,mas todos ajudaram.E só algumas ficaram no stand até o final.

    PESSOAS QUE COMPARECERAM:
    -Gerllyane
    -Isabella
    -Mariana
    -Rochelya

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  7. Larissa Paim:Larissa Paim fez os folderes
    Renaldo: Trouxe o açucar
    Flavia:Trouxe os copos
    Wellington: Não colaborou nas colheres,no dia em que era para trazer ele faltou
    Marcos: Trouxe os biscoitos e a garrafa
    João Paulo: Trouxe as colheres e o chá

    Compareceram no projeto: João Paulo e Marcos

    Não compareceram no projeto: Larissa Paim,Renaldo,Wellington e Flavia

    Lider: João Paulo Brandine S.

    7 ano B

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  8. eu gostei muito do projeto podia a contececr mais vezes

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