Neemias.
EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES
MANHÃ DOS CHÁS: ERVAS QUE PODEM AJUDAR NA TERAPEUTICA DE ALGUMAS
DOENÇAS.
APOIO: Direção, Supervisão, Coordenação.
INTRODUÇÃO
As plantas medicinais correspondem às mais antigas “armas”
empregadas pelo homem no tratamento, prevenção e/ou cura de doenças. A fitoterapia
é encarada como opção na busca de soluções terapêuticas, utilizada
principalmente pela população de baixa renda, já que se trata de uma
alternativa eficiente, barata e culturalmente difundida.
Atualmente conceitos naturais e ecológicos têm sido retomados
com ênfase em nossa sociedade, abrangendo até algumas áreas do conhecimento
científico. O uso de plantas para fins medicinais tem sido renovado. O interesse
pelo conhecimento das características das drogas presentes nas ervas, incluindo
sua morfologia, composição química, propriedades farmacológicas estão tomando
corpo nas Universidades e Institutos de pesquisa.
A Resolução Federal RDC N.º10, de 09 de março de 2012,
estabeleceu uma lista de espécies medicinais que podem ser usadas como produtos
naturais. Essa resolução tem a chancela da Agência Nacional Sanitária (ANVISA)
o que tem contribuído para o estabelecimento de diretrizes para a produção de
ervas medicinais, respaldando a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
estabelecida anteriormente a resolução.
É importante ressaltar que as plantas usadas com fins
terapêuticos devem atender a todos os critérios de eficácia, segurança e
qualidade. Devem-se conhecer suas propriedades terapêuticas em sua composição
química, uma vez que é comum a confusão entre espécies diferentes conhecidas
pelo mesmo nome popular. É consenso que o uso indiscriminado de plantas in
natura ou de seus derivados pode trazer sérios danos à saúde, por conta da presença
de princípios tóxicos. Por isso é importante conhecer bem as ervas e aprender e
prepara-las de maneira correta, antes de usá-las para fins terapêuticos.
OBJETIVO GERAL
Objetivos Específicos
Divulgou para a comunidade e
interessados informações técnicas sobre algumas ervas medicinais;
JUSTIFICATIVA
METODOLOGIA
Data de culminância do projeto: 19/07/2014.
Local: Ginásio coberto da Escola
EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES de São Mateus, ES, Brasil.
Previsão do evento:
aproximadamente 3 horas.
Etapas da Metodologia:
Os alunos dos 7ºs e 8ºs anos
foram divididos em grupos. Cada grupo
pesquisou sobre algumas ervas terapêuticas conforme estabelecido abaixo: ERVA DOCE,
GENGIBRE, ALFAZEMA, CRAVO, CANELA, MANJERICÃO, CAPIM SANTO, HORTELÃ, CIDREIRA e
CAMOMILA,
A pesquisa bibliográfica
compreendeu os seguintes tópicos:
a) Valor nutricional da erva;
b) Para que ela serve;
c) Como preparar o chá;
d) Origem da erva;
e) Cultivo da erva.
Cada grupo de cada série produziu
entre 10 e 20 folders, totalizando aproximadamente 300 unidades. No dia 19/07/2014, os alunos trouxeram
garrafas contendo as ervas, além de açúcar, adoçante, colher descartável,
copinhos descartáveis, toalhas de mesa e sacolas de lixo, além de biscoitos,
bolachas e torradas. Foi montado um stand para que a comunidade pudesse provar
os diferentes sabores dos chás. Na ocasião foram distribuídos folders com
explicações relevantes de cada erva. No momento da entrega do folder e
degustação dos chás, os alunos explicavam alguns tópicos sobre as ervas em
questão.
OBSERVAÇÃO: o Folder foi
confeccionado pelos alunos e o texto foi corrigido pelas professoras de Língua
Portuguesa, com apoio do professor de ciências e geografia.
REFERÊNCIAS:
Terapias alternativas de saúde x
alopatia: tendências entre acadêmicos de medicina. Revista Eletrônica de
Enfermagem [serial on line]. 2001 [cited 2006 nov 03]; 3(2) Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/revista3_2/terapias.html
CORRÊA JUNIOR, C., LIN, C.M., SCHEFFER, M.C. SOB, Informa, p.
9, 23, 1991.
Matos FJA. O formulário fitoterápico do professor Dias da
Rocha: informações sobre oemprego na medicina caseira, de plantas do Nordeste,
especialmente no Ceará. 2ª ed.Fortaleza: EUFC; 1997. 219p.
Pinto EPP, Amorozo MCM, Furlan A. Conhecimento popular
sobre plantas medicinais
em comunidades rurais de mata atlântica – Itacaré, BA,
Brasil. Acta Bot. Bras. 2006.20(4): 751-762.
FOTOS:
FOTOS:
O projeto foi muito legal e nós aprendemos várias coisas como a origem e o cultivo das ervas.
ResponderExcluirGiovanna= trouxe o chá;
Jaqueline= trouxe o adoçante;
Ernany= deu os copos;
Erick= fez o folder;
Karoline= Imprimiu os folderes e deu a garrrafa.
As que vieram foram:Jaqueline,Giovanna e Karoline.
Os que não vieram: Erick,Vinicius e Ernany.
Vinicius não ajudou em nada e nem veio.
A maioria das pessoas tomaram nosso chá, gostaram, e sobrou só um pouco.
Nós lemos para as pessoas e explicamos sobre nosso chá.
7 ano A.
Relatório Manhã dos chás Dafny (eu) e Henderson fizemos a maioria das coisas.Ele ajudou fazendo os folders eu levei o chá.Bruna Gabriela ajudou a servir o chá e entregarmos os folders .Nós explicamos um pouco sobre a ERVA CIDREIRA .Lorena,Jorge Lucas e Eduardo não foram e não ajudaram em nada.
ResponderExcluirO G5 é composto pelos seguintes alunos :Eloá,Jandira,Rodrigo,Fabricio e Lucas dos Reis.
ResponderExcluirEloa: colaborou fazendo e imprimindo os folders,levou uma garrafa de chá,e ajudou a explicar.
Jandira: não pode comparecer no dia por compromissos na igreja mas colaborou mandando a garrafa de chá.
Rodrigo: veio no dia e trouxe adoçante, açúcar e a toalha de mesa. Ele ficou um pouco ajudando a explicar e a servir.
Fabrício: Trouxe os poucos mas foi embora.
Lucas Dos Reis: Não colaborou em nada e nem compareceu no dia, só enviou o texto.
Série: 8º ano A.
Turno: Matutino.
8ano 'A' Relatório do líder:Projeto Manhã dos Chás
ResponderExcluirOs componentes do grupo colaboraram com o dinheiro para os foldens.Thaís não trouxe o combinado(as colheres)e nem compareceram no dia.
O grupo aprendeu como utilizar e para o que serve os tipos de ervas que foram estudadas.
Componentes do grupo:Ana Alzira Carreiro Gomes,Mateus Santos Costa,Adailton nascimento,Thaís vilas boas e Amanda da silva.
Todos colaboraram, menos o Lucas Itajahy. Ele teve que viajar. A Larissa deu o dinheiro e colaborou mas não veio por que estava viajando a Ketny não ficou muito no stand. Mas aprendemos que o gengibre é muito bom para a gripe e inflamação na garganta.
ResponderExcluirComponentes:
Petersohn
Ketny
Davi
Lucas Itajahy
Larissa Andrade
Brunno
CHÁ DE HORTELÃ
ResponderExcluirCONTRIBUIÇÕES:
-Gerllyane: adoçante e o dinheiro.
-Hiandra: biscoito e o dinheiro.
-Isabella: a garrafa,o chá,dinheiro,copos e colheres.
-Jornam: imprimiu os folders.
-Mariana: açúcar,toalha e o dinheiro.
-Rochelya: copos,colheres e dinheiro
Aprendemos informações necessárias como:para que serve o chá,que benefícios ele oferece para nos e nosso corpo,sua origem,seu valor nutricional,a maneira correta de se preparar o chá e como podemos cultiva-la em nossas casa.
Somente 4 pessoas compareceram no dia,mas todos ajudaram.E só algumas ficaram no stand até o final.
PESSOAS QUE COMPARECERAM:
-Gerllyane
-Isabella
-Mariana
-Rochelya
Larissa Paim:Larissa Paim fez os folderes
ResponderExcluirRenaldo: Trouxe o açucar
Flavia:Trouxe os copos
Wellington: Não colaborou nas colheres,no dia em que era para trazer ele faltou
Marcos: Trouxe os biscoitos e a garrafa
João Paulo: Trouxe as colheres e o chá
Compareceram no projeto: João Paulo e Marcos
Não compareceram no projeto: Larissa Paim,Renaldo,Wellington e Flavia
Lider: João Paulo Brandine S.
7 ano B
eu gostei muito do projeto podia a contececr mais vezes
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