LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quarta-feira, 21 de março de 2012

REDAÇÃO DE LUNA

Nome:Luna Oliveira
Escola: E.M.E.F. Dora Arnizaut Silvares 
Serie : 8º ano B, matutino.

CONCEITOS CIENTÍFICOS
O nosso corpo é formado por partes bem pequenas, que são denominadas de células e são essenciais na vida de um ser  vivo. Nosso corpo é formado  por milhares delas, que formam vários sistemas. Cada célula é formada por três principais partes que são: citoplasma, membrana celular, núcleo. Existem dois tipos de célula: a vegetal e a animal. A diferença de uma célula vegetal para a célula animal é que  a  célula vegetal possui uma parede na qual não existe na célula animal; a célula vegetal possui cloroplastos e tem  vacúolos grandes, já a célula animal não possui cloroplasto e seus vacúolos são pequenos. O ramo da ciência que estuda as células é chamado de CITOLOGIA.
No nosso organismo podemos, produzir células reprodutoras, que são  os espermatozóides e os óvulos. Para ambos formarem outro ser vivo,  é preciso os dois núcleos se unirem, assim gerando embrião, que depois passa a ser  o feto e quando nasce, recebe o nome de bebê.         
O Sistema que produz os espermatozóides é   o sistema reprodutor masculino. Ele é formado por: testículos, canais deferentes,  epidídimos, vesículas seminais,  próstata,  uretra e pênis. Os espermatozóides são produzidos nos  tubos seminíferos e são amadurecidos nos epidídimos.  Eles são liberados pelo pênis, e constitui o sêmen  ou esperma que são formados por mais três substâncias.
O sistema que produz o óvulo é o sistema reprodutor feminino. O sistema reprodutor feminino é formado por: ovários, trompa de falópio, útero e a vagina.  O óvulo é produzido no ovário e é empurrado para trompa de falópio. Na trompa de falópio pode ocorrer a fecundação.
A fecundação  ocorre quando um espermatozóide  consegue  entrar no óvulo   juntando os  dois núcleos a um só. A fecundação  ocorre durante o período fértil da mulher  que é quando  o óvulo esta sendo empurrado do  ovário  para o útero através da trompa de falópio. Se durante  esse período fértil da mulher não  houver  fecundação, o óvulo ao chegar ao útero, é expulso pela vagina junto com sangue e o endométrio. Esse fenômeno é chamado de menstruação.
Existe um tipo de cirurgia que é capaz de fazer com  que o homem não libere o espermatozóide, chamado de vasectomia. E também tem a cirurgia feminina que impossibilita a chegada do  óvulo ao útero, chamado de ligadura ou laqueadura  da trompa.

REDAÇÃO DE GABRIEL



Aluno: Gabriel Santos Souza
Série: 7° ano B
EMEF: DORA ARNIZAUT SILVARES São Mateus, ES.

Biomas

 Biomas são ambientes que funcionam de forma estável. Eu aprendi varias coisas sobre alguns Biomas Brasileiros. Eles apresentam vegetação típica, grande biodiversidade e fatores abióticos específicos. Citarei alguns deles abaixo.

 Caatinga: possui vegetação de porte médio, árvores secas com galhos retorcidos presença de ervas e cactos. É um bioma exclusivamente brasileiro e ocupa boa parte do sertão Nordestino brasileiro.

Campos: sua vegetação apresenta arbustos pequenos, com presença de gramíneas, herbáceas e árvores espaçadas. Uma boa parte deles pode ser encontrada na região sul do Brasil.

 Mata da Araucária: vegetação com mata fechada, com predominância da espécie: Araucária angustifolia.

 A vegetação do Pantanal apresenta Palmeiras, arbustos e gramíneas. Rico em biodiversidade, o Pantanal atrai turistas de todos os locais do mundo e está localizado nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Deixei os que mais gosto para o final. São dois biomas muito importantes para mim, para você e para o planeta: em primeiro lugar o Bioma de Floresta Amazônica, localizada na Região Norte do Brasil, apresenta vegetação com árvores de grande porte com folhas largas e grandes e mata fechada. É o maior Bioma do Brasil, banhado pelo rio Amazonas e afluentes. Possui imensa biodiversidade animal e vegetal.

O outro Bioma muito legal é a Mata Atlântica. Ele também apresenta vegetação de mata fechada com árvores de médio e grande porte e foi muito desmatada desde o descobrimento do Brasil, com a derrubada do pau-brasil, a fim de se obter um corante para produção de tinta na Europa. Ainda pode ser encontrada em alguns litorais tais como no ES, RJ, BA e em algumas Unidades de Conservação (UCs) no Espírito Santo, como por exemplo: a Reserva Natural Vale do Rio Doce, em Linhares.

Algumas espécies de sua Fauna são citadas abaixo:
 Mico-leão-dourado, Bugio, Tamanduá-Bandeira, Tatu canastra, Arara Azul, Anta, Onça Pintada, Capivara. Muitos de seus animais encontram-se na lista de extinção.

Algumas espécies de sua Flora são: Begônias, orquídeas, bromélias, pau-brasil, peroba, jacarandá, ipês, cedro, entre outras. Algumas de suas espécies também estão em processo de extinção.


domingo, 18 de março de 2012

REVISÃO DE CONTEÚDOS DA PROVA I / 2012


PREZADOS alunos das EMEFs Dora Arnizaut Silvares, turno matutino e João Pinto Bandeira, turno noturno (EJA). Abaixo seguem dois links: o primeiro com a revisão de algumas aulas em que trabalhamos alguns conceitos ligados a ECOLOGIA. No segundo link, segue uma revisão sobre a REPRODUÇÃO HUMANA.

É só clicar nos links abaixo. Tenham paciência, pois como os slides tem fotos, figuras e esquemas, pode demorar um pouco para abrir.     
                        Bom estudo a todos (as) .

Por: Neemias Alvarenga.




                CONCEITOS ECOLÓGICOS



                 REPRODUÇÃO HUMANA


sexta-feira, 16 de março de 2012

REDAÇÃO DE ARLINDO


Prezados: abaixo mais uma redação de um dos alunos de EJA, da EMEF João Pinto Bandeira.




Redação

As células possuem três partes importantes que são: Núcleo, Citoplasma e Membrana Celular. Existem dois tipos de organismos: Pluri e Unicelular. Pluricelulares são organismos formados por varias células enquanto os Unicelulares são formadas por uma única célula.

No corpo humano existem quatro tipos fundamentais de tecido. São eles: Epitelial, Nervoso, Muscular e Conjuntivo,

Além dos tecidos, no organismo pluricelular podem ser encontrados os Sistemas, entre eles, o Sistema Reprodutor, Endócrino, Respiratório, Digestório e Nervoso. Uma célula viva pode apresentar algumas organelas como os: Ribossomos, Lisossomos, Centríolos, Aparelho de Golgi e Reticulo Endoplasmático sendo que cada uma das organelas pode executar uma função ou mais funções. A célula é a menor parte viva de um organismo.

O Sistema Reprodutor masculino tem os Espermatozóides. Os Espermatozóides começam a ocorrer no menino entre 11 e 12 anos de idade, sendo produzidos nos tubos seminíferos. Após os Espermatozóides tem os Epidídimos, que são bolsas onde os Espermatozóides completam o seu amadurecimento. Existe também a Uretra que é o canal no interior do Pênis.




Aluno: Arlindo Azevedo Mattos Júnior

Escola: João Pinto Bandeira

Série: 7º B /  EJA ,noturno.

PROFESSORES DO JOÃO PINTO BANDEIRA



Prezados: aqui, foto de  parte da Equipe Pedagógica do noturno da EMEF João Pinto Bandeira, São Mateus, ES.



E aqui, foto dos Professores do noturno da  EMEF João Pinto Bandeira.

Por: Neemias Alvarenga.

quinta-feira, 15 de março de 2012

PASSO IMPORTANTE PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER


Prezados: acima um vídeo que faz parte da série "Sob o Microscópio” em que o Sr. Alex Ritter, doutorando do Laboratório de Imunologia da Universidade de Cambridge no USA, publicou no site “The Atlantic”. O vídeo mostra o momento em que ocorre uma interessante batalha: uma célula branca do sangue (“célula assassina”) que pertence ao nosso sistema imunológico ataca e mata uma célula cancerígena. Como isso é possível? Ele próprio explica abaixo:

"Células do sistema imunológico protegem o corpo contra patógenos. Se as células em nossos corpos são infectadas por vírus, ou se tornam cancerígenas, então células assassinas do sistema imunológico identificam e destroem as células afetadas. Células T citotóxicas são assassinas muito precisas e eficientes. Elas são capazes de destruir células infectadas ou cancerígenas, sem destruir células saudáveis em seu entorno. Nosso laboratório estuda como isto acontece. Ao entender como isso funciona, podemos desenvolver formas de controlar células assassinas. Isso nos permitirá descobrir como melhorar as terapias do câncer”.

A célula “assassina” está em cor verde inicialmente, mudando de cor no finaldo vídeo. A célula cancerígena está em azul. Esse vídeo demonstra que o organismo pode combater as células cancerígenas. É preciso mais estudos sobre o assunto, a fim de se descobrir melhores maneiras de ajudar essas células “assassinas” executarem tão nobre missão com a máxima eficiência possível..

Por: Neemias Alvarenga.


Fonte:

REDAÇÃO DE JULLIANY

                            
                          
Nome: Julliany de Jesus Silva      Série: 7°A
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares, matutino.


                               Redação:
  Sobre os ambientes da Terra:
  Marinho: que tem a classificação dos seres vivos em planctônico, bentônicos e nectônicos. E que ocupa 70% da superfície terrestre.
    Lacustre (lagos e lagoas): que podem ser naturais ou artificiais.
    Estudamos sobre o conjunto dos seres vivos de um ambiente: a biodiversidade. Seres bióticos (seres vivos) e seres abióticos (seres não vivos) formam o bioma.
    Existe uma diferença entre população (organismos de uma mesma espécie) e comunidade (organismos de diferentes espécies).
    Sobre seres autótrofos, vimos que eles realizam a fotossíntese e sobre seres heterótrofos entendemos que não realizam a fotossíntese.
    O nome científico das espécies é formado por duas palavras. Quando o ultimo ser de uma espécie morre, dizemos que ele está extinto. Existem dois tipos de extinção: natural – causado por secas, enchentes, erupções vulcânicas e etc. E antrópicas: provocadas pelo homem.
    Vimos sobre biomas. Alguns exemplos de biomas brasileiros são: Caatinga, Cerrado, Floresta amazônica, Campos, Mata dos Pinhais, Mata dos Cocais, Mata Atlântica e Pantanal.


quarta-feira, 14 de março de 2012

PARQUE PAULO CESAR VINHA, ES

Cercado por praias, parque é opção ecológica em Guarapari, ES.

Cor escura rendeu a Lagoa dos Caraís o apelido de Coca-Cola.

Para universitária paulista, o lugar foi onde teve a melhor experiência.

Diferença de cor entre água do mar e Lagoa dos Caraís é nítida
Ao lado do mar, a lagoa dos Caraís, em Gurapari, Espírito Santo, chama atenção dos turistas pela cor escura, que rendeu ao lugar o apelido de Coca-Cola. O estudante Eduardo Fraga, que visitou o alagado neste verão, ficou surpreso com a proximidade das águas e diferença de cores. “Tudo junto, forma uma paisagem impressionante”, conta. A lagoa fica no Parque Paulo Cesar Vinha e é a única reserva liberada para banho na região.

Fraga, que mora no Rio de Janeiro, visitou a reserva com amigos capixabas. “A água da lagoa é morna, sendo assim um lugar legal para ficar relaxando e conversando”, diz. Para a universitária paulista Eliana Lee, o lugar foi onde teve a melhor experiência no Espírito Santo. “Fizemos uma caminhada dentro da reserva, sendo metade do caminho uma trilha pela mata e a outra metade à beira da praia”, relata.

Parque
O nome da reserva é em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que era contra o extrativismo de areia na área do parque e morreu assassinado por ser engajado na luta pela preservação dos recursos naturais do local.

Na flora típica da área da reserva, é fácil encontrar orquídeas, bromélias, cactos e outras espécies típicas da restinga. Quanto à fauna, pode-se encontrar o sagui-da-cara-branca, a capivara, a jaguatirica, além de aves, répteis, anfíbios, insetos e peixes. O Parque Estadual Paulo César Vinha é protegido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA).

Fonte:

terça-feira, 13 de março de 2012

REDAÇÃO DE NICOLE

Prezados: abaixo mais uma pequeno texto, construido pela aluna Nicole, da EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES, São Mateus/ES. Ele foi uma síntese escrito pela aluna, após aula de revisão geral sobre as células e os sistemas do corpo humano.

Por: Neemias Alvarenga.



REVISÃO: CÉLULA ATÉ SISTEMA
           



As células são divididas em três partes fundamentais: membrana celular, citoplasma e núcleo. Há dois tipos de organismos em relação ao número celular: os unicelulares e pluricelulares, sendo os pluricelulares, formados de várias células. O corpo humano é composto de vários tipos de sistemas e as células apresentam organelas que se localizam no citoplasma. Alguns tipos de organelas são os ribossomos, lisossomos, reticulo endoplasmático, centríolos, complexo de golgi e as mitocôndrias.
            O reticulo endoplasmático pode ser o liso e rugoso e uma de suas funções é a de produção e transporte de substâncias.
            O sistema reprodutor humano tem a função de perpetuação da espécie. Alguns dos órgãos masculinos são: testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis.
            Os espermatozóides fazem parte do sistema reprodutor masculino. Eles começam a ser produzidos a partir dos 11 e 12 anos e são formados  por algumas partes fundamentais, tais como: cabeça, colo ou pescoço e cauda. São  produzidos nos tubos seminíferos que fica no interior dos testículos e posteriormente eles passam para o epidídimo onde completam seu amadurecimento para fecundação.

Aluna: Nicole M. B. Pereira da Silva
Série:8ºano “B”
Período:Matutino
Escola: EMEF Dora A. Silvares

ÍNDICES DE DESMATAMENTO NOS BIOMAS

Mata Atlântica tem taxa de desmate próximo de zero

Na média, desmatamento foi de 0,02% ante 0,25% registrado entre 2002 e 2008. Até 2009, bioma havia perdido 75,9% da vegetação nativa

Mata Atlântica registrou taxa de abate da vegetação nativa próxima de zero entre 2008 e 2009 (DEDOC)

A Mata Atlântica, o mais desmatado dos biomas brasileiros, registrou taxa de abate da vegetação nativa próxima de zero entre 2008 e 2009, segundo o mais recente monitoramento por satélite, apresentado nesta quinta-feira pelo Ministério do Meio Ambiente. Seis dos estados que compõem o bioma não registraram nenhuma área desmatada maior que 4 hectares (40 quilômetros quadrados), limite de "visão" das imagens de satélites.

Na média, a Mata Atlântica, que reúne parte do território de quinze estados, teve 0,02% de desmatamento, ante 0,25% registrado entre 2002 e 2008. Até 2009, o bioma havia perdido 75,9% da vegetação nativa.

Em outros dois biomas que passaram a ter o desmatamento monitorado por satélites, o ministério também constatou queda no ritmo do desmatamento: o Pantanal perdeu 0,12% de sua vegetação nativa entre 2008 e 2009, e o Pampa, que já perdeu mais de metade (54,12%) de sua vegetação, registrou desmatamento de 0,18% no período.
"É uma boa notícia. O ritmo é muito menor que o registrado até 2008, mas a pressão ainda existe e precisamos aperfeiçoar a metodologia de monitoramento para orientar a fiscalização e a política de recuperação ou supressão legal da vegetação", disse a ministra Izabella Teixeira.

Monitoramento - A Amazônia e o Cerrado têm dados de monitoramento mais recentes, por serem os biomas que mais perdem vegetação nativa no país. O Cerrado é o recordista em desmatamento - perdeu, entre 2008 e 2009, 7 600 quilômetros quadrados de vegetação nativa ou 0,37% de sua área total. No mesmo período, a Amazônia perdeu 7 400 quilômetros quadrados de floresta, o equivalente a 0,17% de sua área.

Apesar dessas quedas, o comando da área ambiental do governo aponta preocupação com a dinâmica do abate da vegetação nativa. No Pantanal, por exemplo, o desmatamento que avançava nas bordas do bioma passou a ser registrado nas áreas mais centrais. Corumbá foi o município que mais desmatou.
"É uma situação preocupante, comandada principalmente pela conversão da vegetação nativa em pastos para a criação de gado zebu", disse o secretário de Biodiversidade, Bráulio Dias, que deixou ontem o cargo para ocupar o posto de secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica das ONU.

Na Mata Atlântica, Dias explicou que os dados oficiais divergem dos divulgados pela entidade SOS Mata Atlântica porque o ministério considerou o limite estrito do bioma e não apenas a vegetação de florestas. As informações deverão reforçar o apoio do governo à reforma do Código Florestal já aprovada pelo Senado, que prevê a recomposição de parte das áreas de preservação permanente desmatadas. A votação na Câmara está prevista para o início de março.

Limite Oficial - Para a SOS Mata Atlântica, apesar de os dados trazerem uma boa notícia, eles pedem algumas ponderações. De acordo com Márcia Hirota, diretora da entidade, o monitoramento não levou em conta os limites oficiais do bioma, definidos na Lei da Mata Atlântica, de 2006. Ela incluiu as chamadas matas secas de Minas Gerais, Bahia e Piauí, mas essas áreas ficaram fora do cálculo.
"São áreas protegidas por lei, mas que têm sofrido forte ameaça", diz. Segundo a ONG, nos últimos anos, os maiores desmatamentos do bioma vêm sendo observados justamente nessas regiões. Em nota oficial, a SOS Mata Atlântica também criticou o posicionamento da ministra Izabella sobre o Código Florestal: "Reforça o equívoco, pois, com a aprovação do atual texto, a Mata Atlântica estará irremediavelmente condenada".

Fonte:

domingo, 11 de março de 2012

ANIMAIS SELVAGENS EM FOTOS

Cliquem no link abaixo para acessar algumas fotos de animais selvagens.

Por: Neemias Alvarenga.


               ANIMAIS SELVAGENS

sábado, 10 de março de 2012

TERRA EM ALTA DEFINIÇÃO

Abaixo, link com uma imagem do planeta Terra em alta definição, produzida pela Agência Espacial Americana (NASA). É so clicar.

Por: Neemias Alvarenga.


                                  ALTA DEFINIÇÃO

sexta-feira, 9 de março de 2012

CAATINGA: BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO

CAATINGA OCUPA 10% DO TERRITÓRIO E É ÚNICO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO

A Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas não são só brasileiros, mas há um importante bioma que é só nosso que não existe nos países vizinhos. É a caatinga, o principal bioma do sertão nordestino

...........................................................................................................................

Mata branca ou na linguagem dos índios tupis, caatinga. Esse é o único bioma exclusivamente brasileiro. Lugar onde as chuvas são poucas e concentradas em quatro, cinco meses do ano. Durante todo o período seco, as plantas da caatinga ficam praticamente sem folhas. Uma floresta de galhos retorcidos, espinhos, aparentemente pobre em biodiversidade.

Logo depois das primeiras chuvas, com pouca água, as plantas que pareciam mortas, renascem e a gente consegue enxergar a riqueza e a diversidade de espécies que compõem a caatinga.

............................................................................................................................................

A caatinga é a principal formação vegetal do semiárido nordestino e ocupa 10% do território brasileiro. São mais de mais de 840 mil km² , espalhados por dez estados. Nessa região, a estação das águas é concentrada em apenas três ou quatro meses, por isso as plantas criaram mecanismos para resistir a longos períodos de estiagem. Confira no vídeo o mecanismo dessas plantas.

Data da notícia: 30/01/2012 - 00:02:22
Última modificação: 29/01/2012 - 17:49:44


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=79551 ]
Data da exportação: 30/01/2012 - 13:24:12

quinta-feira, 8 de março de 2012

PROFESSORES DA DORA ARNIZAUT SILVARES

Em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, seguem fotos de algumas profissionais da EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES, São Mateus, ES.

Por: Neemias Alvarenga.









quarta-feira, 7 de março de 2012

TEXTO DE ATHOS

PREZADOS ALUNOS: COM MUITO PRAZER, PUBLICO ABAIXO A REDAÇÃO DE UM ALUNO DO 7° ANO A, DA EMEF DORA. O TEXTO É UM RESUMO DAS AULAS QUE TRABALHAMOS JUNTOS ENTRE FEVEREIRO E MARÇO/2012. A FOTO DELE TAMBÉM ESTÁ ABAIXO.
Por: Neemias Alvarenga.

                

        
 ATHOS DA SILVA PEREIRA.
7° ano A     /   EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES

           RESUMO DAS AULAS DE CIÊNCIAS:
No planeta Terra existe quatro tipos de ambientes: o marinho, o lacustre, os rios e a terra que é a parte seca.
O ambiente marinho é o que ocupa maior parte da superfície terrestre (70%), a profundidade média e de: 3.800 m e a acima da média é de aproximadamente: 11.000 m. Nesse ambiente existe uma classificação dos seres vivos: os planctônicos, os bentônicos e os nectônicos.
Os seres planctônicos são microscópicos, flutuam na água e são subdivididos em: fitoplanctônicos (que tem capacidade fotossintética) e zooplanctônicos (que não tem capacidade fotossintética).
Os bentônicos vivem no fundo do oceano e são subdivididos em: epifauna (que vive sobre o sedimento) e endofauna (que vive dentro do sedimento).
Os seres nectônicos vivem entre os seres planctônicos e bentônicos.
O ambiente lacustre é formado pelos lagos e lagoas que tem um fluxo de água menor que os rios. Uma das utilidades do ambiente lacustre é: lazer, irrigação de plantas, reprodução, etc.
Nesses ambientes também existem a biodiversidade que é o conjunto de todos os organismos de um Bioma.
Os ambientes naturais também são denominados de Biomas e podem apresentar dois fatores: bióticos (seres vivos) e os abióticos (seres não-vivos). Nos Biomas também tem a população (que é um grupo de organismo da mesma espécie) e a comunidade biológica (que é o agrupamento de organismos de várias espécies).
Existem também os seres autótrofos (realizam fotossíntese) e heterótrofos (não realizam a fotossíntese).
Os seres vivos têm várias categorias de classificação alguns exemplos são: reinos, gêneros, espécie, etc. Os seres vivos também têm os nomes científicos que são escritos geralmente por duas palavras, sendo que a primeira é escrita com letra maiúscula e representa o gênero do organismo.
Alguns animais do planeta terra estão ameaçados a serem extintos (que é quando o último organismo daquela espécie morre). Algumas das causas da extinção são as naturais (quando caem raios ou meteoros do céu ou até quando ocorrem enchentes). Mas também existe a extinção antrópica, que são aquelas provocadas pelo ser humano, como por exemplo: desmatamento e caça predatória.
Os Biomas podem ser diferenciados pela vegetação típica, pela grande diversidade e por fatores abióticos específicos.

terça-feira, 6 de março de 2012

FUTEBOL: GOLS PERDIDOS

Abaixo, um vídeo com os cinco principais gols perdidos, segundo o canal de televisão ESPORTE INTERATIVO.

Por: Neemias Alvarenga.

segunda-feira, 5 de março de 2012

FOTOS DOS 7°S

Abaixo, fotos dos alunos dos 7°s anos da EMEF DORA ARINIZAUT SILVARES, localizada no município de São Mateus, ES.

Por Neemias Alvarenga.




Add caption


Add caption



Add caption




Add caption





Add caption



Add caption

domingo, 4 de março de 2012

VÍDEO: AURORA BOREAL VISTA DO ESPAÇO



Prezados: acima um vídeo sobre a Aurora Boreal. Para assisti-lo clique na mensagem acima.

Por: Neemias Alvarenga



VÍDEO: AVIÃO DE PAPEL

Um homem chamado John Collins é o grande designer por traz do aviãozinho de papel que percorreu nada mais, nada menos, que 68 metros. O arremesso do 'brinquedo' foi feito por Joe Ayoob, nos Estados Unidos, e entrou para o Guinness Book. O recorde anterior durava desde 2003. Olha só.






sábado, 3 de março de 2012

FOTOS 8°A e B

Abaixo, duas fotografias das turmas 8° A e B da EMEF DORA ARNIZAUT SILVARES, no município de São Mateus, litoral do Espírito Santo, Brasil.


Por Neeemias Alvarenga.

sexta-feira, 2 de março de 2012

DR. JAMES DOBSON

Prezados alunos e alunas: descobri na Internet um site de áudio (somente mensagens com som) do Dr. James Dobson que é médico, professor, autor e palestrante.

São várias mensagens que ele publicou neste site. Cada uma tem um título. Elas estão organizadas em duas colunas.

Cliquem abaixo no link  DR. JAMES DOBSON (em azul)  para abrir o site e desçam com a barra de rolagem até o final da página. Em seguida abram a última mensagem do lado direito com o nome: CRIANÇAS E EXERCÍCIOS.

De vez em quando vou solicitar que acessem algumas mensagens do referido site. Vale a pena conferir (está traduzido).

Por Neemias Alvarenga.


Clique aqui:       DR. JAMES DOBSON





  

quinta-feira, 1 de março de 2012

O MUNDO INVISÍVEL

Prezados alunos. Iniciando o mês de Março/2012, publico abaixo um texto leve e solto sobre a existência dos organismos microscópicos. Na maioria das vezes, não nos damos conta de sua existência no ambiente. BOA LEITURA PARA VOCÊS.

Por: Neemias Alvarenga.

A VIDA COMO VOCÊ NÃO A VÊ

Imagine só o seguinte: Alguém pede para que você entre numa sala de cinema e diga se há vida lá dentro. Você entra na sala e ela está vazia. O que você responde?

Não há vida?

Claro que há!
Não há seres humanos. Mas há muita vida microscópica (em quantidades que podem variar de acordo com as condições de limpeza de cada cinema … mas que certamente não chegam a zero). As paredes, as cadeiras, o carpete, o ar, a pipoca que caiu debaixo do banco … tudo está coberto de bactérias, fungos e outras formas de vida microscópica. Não só no cinema, mas na sua casa, no seu banheiro, na sua cozinha, no seu restaurante favorito, no seu carro, na redação do jornal O Estado de S. Paulo na qual estou escrevendo este post, na sua pele … tudo coberto de microrganismos.

Nós, em geral, não prestamos muita atenção neles, a não ser que nos causem algum problema. Mas eles estão lá, invisíveis, bem diante dos nossos olhos e debaixo do nosso nariz. Sempre! Pode confiar.

Pensei nisso recentemente quando viajei pelo Deserto do Atacama, no norte do Chile. Um dos lugares mais incríveis deste planeta. E o mais seco de todos, com certeza. De uma beleza assustadora. Uma desolação sem fim, onde você dirige por horas e horas sem ver NADA além de areia e rocha em todas as direções. Nem um pingo de verde a vista. Nada que se mova, além do vento. Nenhuma planta, nenhum pássaro, nenhum lagartinho que seja. Um lugar, aparentemente, morto. Sem vida.
Isto é … sem vida macroscópica.
Mesmo sem ter como ver ou saber, eu tinha certeza de que havia vida ali em algum lugar. Vida microscópica. Tal qual na sala de cinema vazia.

Pois então … pesquisadores espanhóis e chilenos coletaram recentemente amostras de solo salgado da região do Salar Grande, no Atacama, e descobriram um camada de microrganismos (bactérias e arqueias) vivendo 2 metros abaixo da superfície. Felizes da vida, apesar das condições “desumanas” de seu hábitat de preferência. Muito, muito mais agressivas do que a de uma pipoca no chão de uma sala de cinema. Porém, muito mais agradáveis do que na superfície do deserto, onde quase nada consegue sobreviver à combinação destruidora de calor, secura e radiação solar.

A pesquisa, publicada em dezembro na revista Astrobiology, foi feita para testar um equipamento chamado LDChip, ou Chip de Detecção de Vida (em inglês), que os pesquisadores esperam um dia usar para pesquisar vida em Marte — que tem paisagens incrivelmente parecidas com as do Atacama. (Ou é o Atacama que tem paisagens incrivelmente parecidas com a de Marte?? … depende do nível de antropocentrismo do observador) Quem garante que por baixo daquela camada superficial “morta” do Planeta Vermelho também não haja um monte de micróbios valentes vivendo alegremente e esperando para serem descobertos? Imagine só!

Abraços a todos.
Por: HERTON ESCOBAR., blogueiro do Jornal on-line ESTADÃO.

Fonte:

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores