LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quarta-feira, 21 de março de 2012

REDAÇÃO DE GABRIEL



Aluno: Gabriel Santos Souza
Série: 7° ano B
EMEF: DORA ARNIZAUT SILVARES São Mateus, ES.

Biomas

 Biomas são ambientes que funcionam de forma estável. Eu aprendi varias coisas sobre alguns Biomas Brasileiros. Eles apresentam vegetação típica, grande biodiversidade e fatores abióticos específicos. Citarei alguns deles abaixo.

 Caatinga: possui vegetação de porte médio, árvores secas com galhos retorcidos presença de ervas e cactos. É um bioma exclusivamente brasileiro e ocupa boa parte do sertão Nordestino brasileiro.

Campos: sua vegetação apresenta arbustos pequenos, com presença de gramíneas, herbáceas e árvores espaçadas. Uma boa parte deles pode ser encontrada na região sul do Brasil.

 Mata da Araucária: vegetação com mata fechada, com predominância da espécie: Araucária angustifolia.

 A vegetação do Pantanal apresenta Palmeiras, arbustos e gramíneas. Rico em biodiversidade, o Pantanal atrai turistas de todos os locais do mundo e está localizado nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Deixei os que mais gosto para o final. São dois biomas muito importantes para mim, para você e para o planeta: em primeiro lugar o Bioma de Floresta Amazônica, localizada na Região Norte do Brasil, apresenta vegetação com árvores de grande porte com folhas largas e grandes e mata fechada. É o maior Bioma do Brasil, banhado pelo rio Amazonas e afluentes. Possui imensa biodiversidade animal e vegetal.

O outro Bioma muito legal é a Mata Atlântica. Ele também apresenta vegetação de mata fechada com árvores de médio e grande porte e foi muito desmatada desde o descobrimento do Brasil, com a derrubada do pau-brasil, a fim de se obter um corante para produção de tinta na Europa. Ainda pode ser encontrada em alguns litorais tais como no ES, RJ, BA e em algumas Unidades de Conservação (UCs) no Espírito Santo, como por exemplo: a Reserva Natural Vale do Rio Doce, em Linhares.

Algumas espécies de sua Fauna são citadas abaixo:
 Mico-leão-dourado, Bugio, Tamanduá-Bandeira, Tatu canastra, Arara Azul, Anta, Onça Pintada, Capivara. Muitos de seus animais encontram-se na lista de extinção.

Algumas espécies de sua Flora são: Begônias, orquídeas, bromélias, pau-brasil, peroba, jacarandá, ipês, cedro, entre outras. Algumas de suas espécies também estão em processo de extinção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores