Prezados: acima um vídeo que faz parte da série "Sob o Microscópio” em que o Sr. Alex Ritter, doutorando do Laboratório de Imunologia da Universidade de Cambridge no USA, publicou no site “The Atlantic”. O vídeo mostra o momento em que ocorre uma interessante batalha: uma célula branca do sangue (“célula assassina”) que pertence ao nosso sistema imunológico ataca e mata uma célula cancerígena. Como isso é possível? Ele próprio explica abaixo:
"Células do sistema imunológico protegem o corpo contra patógenos. Se as células em nossos corpos são infectadas por vírus, ou se tornam cancerígenas, então células assassinas do sistema imunológico identificam e destroem as células afetadas. Células T citotóxicas são assassinas muito precisas e eficientes. Elas são capazes de destruir células infectadas ou cancerígenas, sem destruir células saudáveis em seu entorno. Nosso laboratório estuda como isto acontece. Ao entender como isso funciona, podemos desenvolver formas de controlar células assassinas. Isso nos permitirá descobrir como melhorar as terapias do câncer”.
A célula “assassina” está em cor verde inicialmente, mudando de cor no finaldo vídeo. A célula cancerígena está em azul. Esse vídeo demonstra que o organismo pode combater as células cancerígenas. É preciso mais estudos sobre o assunto, a fim de se descobrir melhores maneiras de ajudar essas células “assassinas” executarem tão nobre missão com a máxima eficiência possível..
Por: Neemias Alvarenga.
Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/v%C3%ADdeo-mostra-batalha-mortal-corpo-c%C3%A2ncer-135452997.html, acesso em 14/03/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário