LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

sábado, 11 de junho de 2016

ACOMPANHAMENTO TÉCNICO NA CULTURA DO ABACAXI

No dia 10/06/2016 os alunos dos 7ºs e 8ºs anos da EMEF Dora estiveram no CEUNES/UFES onde está sendo conduzido um experimento em campo, na Fazenda Experimental da Universidade, localizada no município de São Mateus, região norte do Espírito Santo.

O experimento é denominado “Avaliação de níveis de fertirrigação nitrogenada e potássica no abacaxizeiro”, escrito e acompanhado pelo professor Dr. Robson. Em postagens anteriores foi explicado mais detalhes deste projeto.

Na atual visita técnica, os alunos fizeram a fertirrigação e também marcaram e contaram as folhas do abacaxizeiro. Todas as atividades são acompanhadas com rigor técnico-científico. Tais visitas estão sendo realizadas semanalmente, desde o inicio do plantio, em 08/04/2016.

Como se sabe, a produtividade e qualidade do abacaxi estão relacionadas à necessidade de um suprimento adequado de água e nutrientes. Estes devem ser aplicados de forma a reduzir perdas aos recursos hídricos e ao meio ambiente. Por isso optou-se neste projeto pelo gotejamento associada à fertirrigação (informações retiradas do projeto original).

Os diferentes tratamentos do atual trabalho serão avaliados através das seguintes características: número de dias entre o plantio e a colheita, produtividade (kg ha-1), crescimento vegetativo, massa do fruto com e sem coroa (g); diâmetro central do fruto (cm); comprimento do fruto (cm); resistência da polpa (kgf); rendimento de suco (ml); massa da polpa (g); pH; teor de sólidos solúveis (ºBrix) e acidez titulável (%). Esses dados também foram extraídos do projeto original. Não está descartada a produção de outros dados científicos, como por exemplo, a quantificação fotossintética do abacaxizeiro.

Os alunos da EMEF estão sendo orientados sobre a importância de um experimento seguir a aplicação de metodologia científica. Eles estão tendo a oportunidade de  acompanhar e desenvolver atividades agrícolas de fertirrigação na cultura do abacaxi que ocorre no ensino superior. A interação com o professor coordenador do projeto, Dr. Robson Bonomo, bem como com os monitores que são alunos de graduação em Agronomia da Universidade Federal, poderá incentivá-los a buscar uma formação acadêmica e científica no futuro, independente de que área eles optarão em seguir.

Abaixo, algumas fotos das atividades descritas acima.

Tanques de fertirrigação

Placa de identificação de um dos tratamentos



Placa identificando outro tratamento




Canos para fertirrigação

Irrigação por gotejamento


Gotejamento


Visão parcial do plantio



Alunos fertirrigando

Alunos fertirrigando

Alunos fertirrigando

Alunos fertirrigando


Alunos coletando dados

Marcação das folhas



Marcação das folhas


Dr. Robson dando instruções em campo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores