LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

segunda-feira, 13 de junho de 2016

REDAÇÃO DE MARIA RITA


SISTEMA DIGESTÓRIO EM DESTAQUE

Os principais órgãos do sistema digestório são: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago e Intestinos. Além deles podemos destacar as Glândulas Salivares, o Pâncreas e o Fígado.

Na Boca ocorre o inicio da digestão: a Amilase Salivar é uma enzima específica que facilita a digestão do amido. Podemos definir a digestão como sendo a quebra das macromoléculas contidas nos alimentos em micromoléculas para que estas possam penetrar nas células de nosso corpo.

Na Faringe se dá o inicio do PERISTALTISMO, ondas involuntárias que empurram o alimento para frente ao longo do tubo digestório. O Estômago tem formato de uma bolsa e produz o suco gástrico que é repleto de enzimas digestivas. Ele recebe o suco pancreático vindo do Pâncreas e a Bile produzida no Fígado. Suas células produzem um muco que protege a parede do estômago contra a acidez do suco gástrico.

A gastrite, que ocorre no estômago, pode ser provocada por mastigação insuficiente, ingestão de álcool em excesso e uso de alimentos cáusticos como a pimenta em grande quantidade e por muito tempo.

No Intestino Delgado ocorre a parte final da digestão com a absorção de água e nutrientes que serão levados para as células por meio do sangue enquanto no Intestino Grosso há reabsorção de água culminando na formação do bolo fecal que é eliminado pelo ânus.

 A caxumba é uma inflamação das Glândulas Salivares e pode se agravar em organismos que não foram vacinados. O Fígado produz a BILE para digerir as gorduras. Esta por sua vez funciona como se fosse um detergente natural. A Hepatite é uma das inflamações do Fígado, que pode ser causada por vírus, por interação medicamentosa e também por abuso de álcool. A Cirrose Hepática pode ser potencializada pelo abuso de álcool, levando o óbito. Por fim, o especialista do sistema digestório é o Gastroenterologista.


Nome: Maria Rita De Jesus Lourenço
Série: 8ºB
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES, Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores