LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

terça-feira, 7 de junho de 2016

REDAÇÃO DE ANDREZA

Sobre Reinos, Cadeia Alimentar e Vírus

Existem pelo menos duas justificativas para a existência de Reinos diferentes para agrupar os seres vivos de nosso planeta: as diferentes células em que eles podem ser formados (com núcleo definido ou não) e as questões relacionadas ao seu material genético. Além disso, alguns seres vivos são autótrofos, pois realizam fotossíntese, enquanto outros são heterótrofos, pois não conseguem produzir seu alimento. Também vários grupos podem apresentar diferentes formas em seus órgãos. Alguns grupos podem ter o funcionamento de seus órgãos diferentes quando comparados a outros grupos. Assim sendo, os Reinos podem ser agrupados em: Bacteria, Arqueobacteria, Protista, Fungi, Plantae e Animália.

Consumidores primários e secundários são os primeiros e segundos a se alimentar na ordem da cadeia alimentar respectivamente. Esta, por sua vez pode comportar seres que consomem até a quarta ordem, sendo estes últimos, considerados topo de cadeia. Seres autótrofos iniciam uma cadeia e faz com que eles sejam seres produtores. Seres heterótrofos são seres que não realizam fotossíntese com isso eles podem ser chamados de consumidores. Dois exemplos de seres decompositores de uma cadeia alimentar são os fungos e bactérias. O conjunto de várias cadeias forma a teia alimentar nos Biomas.

Seres pluricelulares possuem mais de uma célula e os seres acelulares não são formados por células. Um exemplo comum de ser acelular são os vírus que irão constituir um grupo a parte nos Reinos. Procariota é a célula que não apresenta núcleo definido e a eucariota apresenta. A parte da célula que contém o material genético na maioria das vezes é o núcleo, enquanto no citoplasma estão as organelas celulares.

Seres hematófagos são aqueles que se alimentam de sangue. Seres frugívoros são aqueles que se alimentam de frutas. Há ainda os seres insetívoros, carnívoros, herbívoros e onívoros.

Por fim, as Viroses são doenças causadas por vírus. Bacterioses são doenças provocadas por bactérias. E Micoses são várias infecções causadas por ação de fungos, além da Protozooses, provocadas por protozoários. O melhor jeito de prevenir as viroses é tomando as vacinas. Podemos tratar as bacterioses com antibióticos, desde que seja com indicação médica para impedir que elas se tornem resistentes, originando super-bactérias.

Aluna: ANDREZA THOMAZ QUARESMA
Série: 7º A
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares
São Mateus, ES, Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores