LOGAN

LOGAN
O FILHOTE

quinta-feira, 23 de junho de 2016

REDAÇÃO DE ANDREZA

PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 

Os seres poríferos são sésseis, ou seja, não se locomovem, pois vivem fixos em substratos no fundo do mar, diferente de alguns cnidários que se locomovem. A maioria dos cnidários vive no mar e uma minoria em água doce. A principal característica dos poríferos é possuir o corpo repleto de poros sendo seu representante a esponja do mar. 

Cnidários possuem um liquido urticante para ataque e defesa, sendo alguns exemplos a água-viva, a anêmona-do-mar, a hidra e a caravela-do-mar. Algumas espécies de  caravelas-do-mar são perigosas pois podem imobilizar e matar peixes de grande porte. Os cnidários possuem duas formas de corpo diferentes: a medusa e o pólipo. Duas diferenças desses indivíduos são: a forma pólipo não se locomove e tem o formato cilíndrico; já o formato medusa se locomove e apresenta o formato arredondado do corpo.

Os poríferos respiram o oxigênio dissolvido na água do mar que entra pelos poros. A parte interna das esponjas é denominada átrio e sua abertura superior ósculo. As células que fazem a água circular no átrio recebem o nome de coanócitos, sendo que as esponjas do mar se alimentam de pequenos organismos e partículas orgânicas da água que entra pelos poros. A reprodução sexuada nas esponjas acontece quando uma das esponjas libera os seus espermatozóides na água. Em seguida eles navegam até os óvulos da esponja produtora de óvulo e ocorre a fecundação. Da fecundação surgem larvas ciliadas que saem da esponja produtora de óvulo. Muitas larvas são alvos de predadores e as que conseguem escapar procuram uma rocha mais próxima para se fixar, sofrer metamorfoses e originar nova esponja.


Aluna:ANDREZA THOMAZ QUARESMA 
Série: 7 ° A
EMEF: Dora A. Silvares

São Mateus, ES, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES

Translate

Total de visualizações de página

Seguidores